Angio-Clube


O próximo Angio Club da SPNI será no dia 30 de Setembro, a partir das 9h50, no Seminário de Vilar, sala 205 (Rua de Arcediago Vanzeller, nº 50, Porto).

O tema será "Estenoses Arteriais". São todos bemvindos, aguardamos a vossa confirmação para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Convidado:

Prof. Leopoldo Guimaraens

Curriculum Vitae


Programa:

9h50

“Abertura”

10h00

“Endarterectomia carotídea – aspectos práticos”

Dr. Luis Loureiro – Cirurgia Vascular – Centro Hospitalar do Porto

10h40

“Arterial stents – different designs and characteristics”

Eng. Murphy Murtagh

11h15

“Angioplastia carotídea com protecção cerebral”

Dr. Leopoldo Guimaraens – Neurorradiologia Hospital General da Catalunha

12h00

“Discussão de casos estenoses arteriais”

12h45

“Almoço

14h15

“Discussão de casos estenoses arteriais”

15h45

“Discussão de casos outros”

16h30

“Intervalo para café

17h00

“Assembleia Geral da SPNI

 

Angio-Clube Anterior


O passado Angio Club da SPNI será no dia 18 de Março de 2017, no Hotel Sana Malhoa em Lisboa, entre as 11h e as 16h.

O tema foi "Patologia vascular vertebro-medular", e como habitual, houve uma reunião informal para apresentação e discussão de casos de cada participante, sobre esta patologia, ou outros casos interessantes/difíceis que pretendessem partilhar.

Tivemos o prazer de ter como convidado o Prof. Alfredo Casasco, que apresentou uma palestra sobre este tema, e participou connosco na discussão de casos.

 

Angio-Clube e Assembleia Constituinte da SPNI


No passado dia 24 de Setembro, reuniu no Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra, a recém-criada Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI), presidida pelo Professor Doutor Jorge Guedes Campos.

A reunião contou com cerca de 30 participantes, dedicados ou com particular interesse na área de Neurorradiologia de Intervenção em Portugal. Teve também a especial presença e participação do Dr. Pedro Lylyk, reconhecido neurocirurgião e neurointervencionista no instituto ENERI – Buenos Aires, Argentina, que foi nomeado membro/sócio honorário desta sociedade.

O programa de trabalho incidiu sobre o tema: Aneurismas Não Rotos. O Dr. Pedro Lylyk partilhou a sua experiência ao longo de duas palestras intituladas – “Aneurismas Não Rotos e atitude terapêutica” e “Técnicas Cirúrgicas endovasculares nos aneurismas cerebrais: presente, futuro e respectivas orientações terapêuticas”. Foram ainda apresentados e discutidos vários casos clínicos pelos participantes, provenientes dos diferentes centros hospitalares do país.

Após a reunião de trabalho realizou-se a Assembleia Constituinte da SPNI. A Assembleia decorreu de forma participada e construtiva, tendo sido o contributo de todos fundamental para a definição de uma base de trabalho. Foram nomeados os elementos que passaram a constituir os Órgãos Sociais – Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, tendo a lista sido aprovada por unanimidade. Foram também aprovados, por unanimidade, os estatutos da SPNI, aprovadas as quotas, os novos membros propostos e o plano de atividade científica a desenvolver.

Recorde-se que a ideia da criação de uma SPNI tinha já surgido em 1999, no decorrer da Conferência Mundial de Neurorradiologia de Intervenção e Terapêutica realizada em Portugal, por parte dos atuais Presidente – Professor Doutor Jorge Campos e Vice-Presidente – Dr. João Reis. A mudança na realidade da NRI no mundo e em Portugal e a necessidade cada vez maior de representação oficial, permitiram que a ideia fosse agora concretizada.

A SPNI pretende defender e dinamizar a área de Neurorradiologia de Intervenção em todas as suas vertentes: formação e atividade clínica dos profissionais, promoção da investigação científica, cooperação e comunicação interinstitucional, criação de um Registo Nacional de atividade e procedimentos (mais informações em www.spni.pt ou www.facebook.com/spni.pt)    

São sócios fundadores da SPNI: Jorge Campos (CHLN), João Reis (CHLC), Gabriel Branco (CHLO), Jaime Rocha (Hospital Braga), Viriato Alves (CHP), Manuel Ribeiro (CHVNG/Espinho), Ricardo Veiga (CHUC), Isabel Fragata (CHLC) e Lia Lucas Neto (CHLN).